PT conversa com Gil Arantes sobre possível aliança

Atualizado: 11/11/2011 01:26

Racha entre Gil e o prefeito Furlan pode motivar o PT a aceitar a proposta de união

Guilherme Lisboa

O deputado estadual Gil Arantes (DEM) e lideranças do PT de Barueri – dentre elas o vereador Agnério Néri – reuniram-se nesta quinta-feira, 10, para discutir a possível adesão da sigla à coligação que sustentará a candidatura de Gil a prefeito, nas eleições do próximo ano. Democrata e petistas almoçaram juntos, em “clima de boa vizinhança”, e conversaram sobre as possibilidades da aliança e a participação que o PT teria no governo de Gil, caso ele derrote o provável adversário Carlos Zicardi (PV), pré-candidato indicado pelo prefeito Rubens Furlan (PMDB).

“Há, sim, a possibilidade de nós caminharmos junto com o PT. Nosso objetivo agora é amadurecer ainda mais esse possível apoio e, se nós conseguirmos a aliança com eles, então nossa coligação passará a contar com 15 partidos”, ressaltou Gil, em referência às siglas que já manifestaram adesão à sua pré-candidatura, dentre elas o PDT, o PSB e o PTB.

Questionado sobre a inusitada composição entre o DEM e o PT, o deputado citou exemplos de outras cidades onde essa mistura aconteceu na última eleição municipal, inclusive a vizinha Carapicuíba, onde o prefeito Sérgio Ribeiro (PT) foi eleito em chapa com Salim Reis (DEM). “Na verdade, a principal questão é conseguir enquadrar o pensamento e a filosofia do PT dentro do nosso plano de governo, para que a gente possa, juntos, pôr em prática tudo o que desejamos para Barueri”, argumentou.

O presidente do diretório municipal da legenda, Ronaldo Ferraz Araújo, endossa o pensamento de Gil, mas ressaltou que o partido só definirá no início de 2012 qual postura pretende adotar, ou seja, se lançará candidatura própria ou se coligará com o democrata. “A gente quer fazer esse debate junto com a militância de Barueri e também com as lideranças políticas do estado, para ver qual será a melhor composição”, explicou.

Segundo Ronaldo, as próximas eleições serão “diferenciadas” para o PT, que “hoje aglutina 15% das intenções de voto e terá participação muito significativa na disputa”. Mas o presidente não deixou de acrescentar que o democrata mostrou ser uma “liderança muito forte” ao declarar sua pré-candidatura, pois ela conta com “muitas lideranças políticas respeitáveis aglutinadas”.

Racha com Furlan

Gil também conversou com a Folha sobre a possibilidade de que, após as eleições, o grupo político dele se reaproxime do grupo de Furlan, de maneira que componham a próxima gestão, seja com a vitória dele, seja com a de Zicardi. O deputado negou que o racha seja meramente temporário, motivado pela situação eleitoral.

“Não vejo nenhuma possibilidade de nós caminharmos juntos, até porque foi uma decisão do Furlan. Nas composições de governo, o meu compromisso será com os partidos que estão me apoiando agora”, disse. Gil reforçou que o rompimento partiu “da vontade do prefeito”, no ano passado, e que o episódio motivou a montagem “de um novo grupo político, entre aqueles que têm o mesmo pensamento”.

Entretanto, o democrata – que já governou a cidade por dois mandatos, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004 – ponderou que, caso seja eleito, não descartaria uma composição com partidos que hoje apoiam Zicardi no que diz respeito à montagem de sua base aliada na Câmara Municipal. “Isso faz parte do contexto político”, afirmou.

Do lado petista, Ronaldo usou de tom semelhante ao falar sobre o racha entre Furlan e Gil. “A gente acredita que esse posicionamento é de fato definitivo. Nas conversas com o deputado, percebemos uma preocupação com a construção mais participativa e o debate amplo, que parece mais com a forma que o PT acredita do que com a postura do Furlan, que é centralizadora”, comparou.

Fonte: http://folhadealphaville.uol.com.br/artigo/?id=13296

O almoço com o Dep. Est. Gil Arantes foi com a Executiva do PT Barueri e GTE!

Anúncios
Esse post foi publicado em Municipal. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s